Seleção Indonésia de Futebol

Seleção Indonésia de Futebol
Seleção Indonésia de Futebol

A Seleção Indonésia de Futebol representa o país nas competições de futebol da FIFA. Fundada em 1930, quando ainda era uma colônia neerlandesa, foi a primeira seleção asiática a disputar uma Copa do Mundo, em 1938. Filiou-se à FIFA como Indonésia em 1952.

Embora o futebol seja um esporte muito popular na Indonésia, a seleção nunca mais conseguiu se firmar no cenário mundial após a Copa do Mundo de 1938. Mesmo na Copa da Ásia, o país não conseguiu resultados expressivos.

A Seleção Indonésia de Futebol é conhecida como Garuda (Águias) e Merah Putih (Vermelhos e Brancos). A associação responsável pelo futebol no país é a Persatuan Sepak bola Seluruh Indonesia, e a confederação é a AFC (Ásia).

O treinador atual da seleção é Shin Tae-yong, e o capitão é Fachruddin Aryanto. O jogador com mais participações é Bambang Pamungkas, com 86 jogos, e o melhor marcador é Soetjipto Soentoro, com 57 gols.

A Seleção Indonésia de Futebol manda seus jogos no Bung Karno Stadium.

Embora a seleção não tenha tido grande sucesso em competições internacionais, o futebol é um esporte muito popular na Indonésia, e a seleção é muito querida pelos torcedores.

Curiosamente, a seleção australiana de futebol, que fazia parte da Oceania até 2005 e hoje está na Confederação Asiática de Futebol, aplicou a maior goleada de que já se teve notícia no futebol internacional: uma vitória por 31 a 0 contra a Seleção da Samoa Americana. O time alcançou um feito sonhado por muitos colaboradores da Federação de Futebol da Austrália: se classificou para uma Copa do Mundo pela primeira vez sem a necessidade de enfrentar a repescagem.